DIA 19: PROGRAMAÇÃO DO FIF-BH

ARTISTAS PRESENTES EM GRANDE EXPOSIÇÃO  INTERNACIONAL PARTICIPAM DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

Felipe Bertarelli e Daniel Coburn conversaram com o público em bate-papo e palestra. Os trabalhos de ambos os artistas integram a exposição “Espaços Compartilhados da Imagem” e podem ser vistos no CentoeQuatro

Nesta sexta-feira, dia 19, a programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia contou com Paulo Baptista em mais uma edição do Circuito Café. Preocupado com a documentação de cenários que estão ameaçados, o fotógrafo registra, desde os anos 1980, imagens da Serra do Espinhaço. A conservação e a sensibilização ambiental, discussões presentes nos seus trabalhos, foram tema da conversa realizada às 10 horas, no Espaço Tim UFMG do Conhecimento.

A documentação feita por Paulo Baptista se desdobrou em uma tese de doutorado, apresentada em 2010 na Escola de Belas Artes da UFMG, na qual ele discute a produção e visualização de imagens de paisagens e o modo como interpretamos e interagimos com o cenário físico em que vivemos. “Minha intenção original para a pesquisa era ‘refazer’ fotos que já existissem, mas não se encontra quase nada dessa região nos acervos. Então, proponho metodologia para um trabalho que se faça daqui para frente”, explica Baptista.

À tarde, na última edição do Circuito Café, Felipe Bertarelli foi convidado para um dedo de prosa no CentoeQuatro. Bertarelli foi um dos artistas selecionados para a exposição “Espaços Compartilhados da Imagem” e sua série Os Túneis está exposta na galeria do CentoeQuatro. Bacharel em fotografia pelo SENAC-SP, com ênfase em Arte e Cultura, Felipe Bertarelli recebeu em 2009 o Prêmio Porto Seguro de Fotografia na categoria “São Paulo” e, em 2011, teve sua primeira participação na SP-Arte e na primeira edição da ArtRio.

No trabalho selecionado para a grande mostra internacional do FIF-BH, o artista coleciona momentos fugazes em São Paulo. A cidade vazia permite ver túneis que, em sua estranha arquitetura, recortam janelas na paisagem e, como telas, abrem portas para outras cenas.

Desejos em imagens

Daniel Coburn, artista norte-americano e professor da University of Kansas (EUA), foi o convidado do FIF-BH na noite desta sexta-feira. O artista expõe a série Objeto: afeto na mostra “Espaços Compartilhados da Imagem”. A palestra “A construção do desejo pelas imagens ”, ministrada por Daniel Coburn no CentoeQuatro, às 19h30, trouxe muito da discussão presente na série, que pode ser vista até o dia 6 de agosto também no CentoeQuatro.

No trabalho, o artista equaciona afetos, textos e fotografias para construir uma série de retratos nas quais figuram tanto questões ligadas à auto-imagem e suas formas de representação, quanto uma consciência da pose enquanto encenação para o outro ou para si próprio. Explorando a pose sexy, faz uma paródia do modo como escolhemos nos mostrar ao mundo, nas inúmeras mediações que experimentamos.

Projeções na rua

De 20 a 23 horas, a esquina entre Rua da Bahia e Av. Augusto de Lima, em frente ao boêmio edifício Maletta, recebeu a projeção de mais de 200 imagens. Os ensaios projetados são um desdobramento da Maratona Fotográfica, atividade do FIF-BH que reuniu 20 fotógrafos, orientados por quatro artistas – Leo Drumond, Leonardo Costa Braga, Rodrigo Mendes e Daniel Moreira – para a produção de imagens na cidade de Belo Horizonte.

Entre os dias 5 e 15 de julho, foram realizados cinco encontros voltados para a reflexão em torno da produção das fotografias. Desde o dia 17, os trabalhos estão sendo projetados em prédios da cidade. No sábado, dia 20, acontece a última projeção na esquina entre Rua dos Tupinambás e Av. Amazonas, a partir das 20 horas.

Texto: Cobertura Colaborativa do FIF-BH 2013