Ações educativas
Visitas guiadas, encontros para formação de professores da rede de ensino de Belo Horizonte, kit educativo e oficina de férias para crianças também integram a programação do FIF-BH
Com objetivo de estimular a mediação cultural e ampliar o universo de compreensão sobre a arte, fazem parte da programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia atividades voltadas para professores e estudantes da rede de ensino de Belo Horizonte. Hoje, 10 de julho, é dia de visita ao museu: o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, gerido pela Fundação Clóvis Salgado e um dos espaços que abrigam a exposição “Espaços Compartilhados da Imagem” do FIF-BH, recebe visita guiada de professores e educadores. Os encontros acontecem às 10h30 ou às 19 horas e são gratuitos.
As ações educativas do FIF-BH estruturam-se em torno de três frentes: produção de material de apoio para professores, a ser utilizado em sala de aula; oficina de férias para crianças; e visitas à Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”, mediadas pela equipe do programa educativo em artes visuais da Fundação Clóvis Salgado. As ações, coordenadas por Emmanuela Tolentino, visam possibilitar que o público, utilizando suas próprias percepções, experiências e repertório, amplie seu universo de compreensão sobre a arte.
Encontro formativo e material de apoio
Serão promovidos encontros de formação com os professores de escolas da rede de ensino de Belo Horizonte. Durante as atividades, os professores receberão o KIT “Explorando as poéticas visuais”, material de apoio com metodologia desenvolvida pela organização Oficina de Imagens e adaptada por Emmanuela Tolentino, para ser utilizado em sala de aula. Serão trabalhadas questões sobre o universo da imagem, o processo fotográfico, suas funções e presença da linguagem fotográfica nas artes contemporâneas.
Visitas guiadas
A Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem” receberá visitas guiadas pela equipe do programa educativo em artes visuais da Fundação Clóvis Salgado. Mediante agendamento prévio, a equipe estará disponível para conduzir visitas orientadas, que possibilitam diálogos e experimentações a grupos de alunos e visitantes, além de esclarecer dúvidas. A visita dos professores da rede de ensino à mostra internacional do FIF, no dia 10 de julho, busca incentivar a atuação dos educadores como mediadores e que estimulem os estudantes a discutirem sobre a arte.
Oficina de férias
Outra atividade educativa presente na programação do FIF-BH é uma oficina de férias para crianças. Entre os dias 16 e 19 de julho, serão realizadas visitas à exposição e atividades formativas sobre o universo da imagem e o processo fotográfico.
_INFORMAÇÕES:
Visitas: às 10h30 ou às 19 horas, com entrada gratuita (Duração: 1h30)
Oficina de férias: de 16 a 19 de julho, das 9h30 às 12h30 ou das 14h às 17h
Locais:
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (CACOF) [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]
Palácio das Artes [Av. Afonso Pena, 1537 Centro]
AGENDAMENTO de visitas através do 3236-7471 ou pelo e-mail educativo.artesvisuais@fcs.mg.gov.br
—
Imagem: Emmanuela Tolentino