SELECIONADOS: Convocatória internacional

FIF DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA

Obras de 33 artistas, vindos de 19 países, integram o 1º FIF – Festival Internacional de Fotografia. A Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem” acontece entre os dias 27 de junho e 25 de agosto, em diferentes espaços culturais de Belo Horizonte

Nesta sexta-feira, dia 14, o FIF – Festival Internacional de Fotografia divulga os artistas selecionados para a Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”, uma das atividades que compõem a programação do Festival. Dentre mais de 1.000 inscritos, vindos de 73 países, foram selecionados 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de 4 continentes. Entre os dias 27 de junho e 25 de agosto, mais de 300 obras se dividem entre o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, gerido pela Fundação Clóvis Salgado; o Museu Mineiro (de 4 de julho a 25 de agosto); o Espaço Cultural CentoeQuatro (de 12 de julho a 9 de agosto); e estações do metrô de Belo Horizonte (a partir de 12 de julho).

A curadoria da exposição, composta por Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patrícia Azevedo, artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG; e pelos coordenadores do festival, Bruno Vilela e Guilherme Cunha, buscou o diálogo entre as diversas linguagens e processos de construção da imagem. “Longe de delimitar um território, desenhar fronteiras rígidas ou construir uma visão panorâmica, a escolha dos trabalhos vindos da convocatória internacional do FIF aponta direções e caminhos múltiplos, contraditórios e provisórios que a fotografia tangencia nos dias de hoje em suas muitas formas de expressão”, explica a curadoria.

A partir do recorte dos trabalhos selecionados, os curadores buscaram gerar um “campo de tensão no qual orbitem tanto formas mais tradicionais da imagem fotográfica, mesmo que em franco processo de contaminação com outras mídias, discursos e linguagens, quanto os processos de natureza experimental, processual e intermidiática que assumem a fotografia como uma imensa trama de possibilidades”, explicam.

Artistas vindos de Brasil, França, Estados Unidos, México, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Canadá, Egito, China, Cingapura, Japão, Sérvia, Ucrânia, República Dominicana, Taiwan e Noruega integram a exposição que terá abertura no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, no dia 27 de junho às 19h.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE SELECIONADOS

 

FIF-BH 2013

1º FIF-BH tem como tema geral “Espaços Compartilhados da Imagem” e busca promover o diálogo entre a produção de diferentes lugares do mundo, bem como o encontro entre fotografia e outras linguagens artísticas. Por isso, além de uma grande exposição internacional, o FIF inclui em sua programação palestras, oficinas e leituras de portfólio. “O FIF-BH é um festival voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais, privilegiando os processos criativos que exploram a fotografia como elemento potencial da obra e em interseção com outras plataformas de produção do conhecimento sensível”, afirmam os idealizadores do FIF, Bruno Vilela e Guilherme Cunha.

_CURADORIA

Eduardo de Jesus: professor, crítico, ensaísta e curador; doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e professor da pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas (Belo Horizonte/MG).

Patricia Azevedo: artista e professora de fotografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve projetos colaborativos equacionando relações de linguagem, território e poder, trabalhando no espaço público da cidade ou da própria mídia.

Bruno Vilela – Artista visual pela escola Guignard (UEMG), Bruno Vilela desenvolve trabalhos em fotografia, vídeo, dentre outras linguagens. Idealizador e coordenador do EXA – Espaço Experimental de Arte e de projetos como “Muros: Territórios Compartilhados” e “Maratona Fotográfica Z/L – BH”.

Guilherme Cunha – artista visual multimídia e empreendedor cultural  formado em artes plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e Pittsate University (KS/EUA), participa de salões, bienais, exposições e residências artísticas desde 2001. Foi co-fundador do estúdio de fotografia Mineral Image (2004/09) e é também coordenador de Processo Criativo da TRAMA Cia de Dança.

 

EXPOSIÇÃO “Espaços Compartilhados da Imagem”

De 27 de junho a 25 de agosto

Abertura: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, no dia 27 de junho às 19h
Locais e datas:

Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (CACOF) – Av. Afonso Pena, 737 – Centro
de 27 de junho a 25 de agosto

Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários

A partir de 4 de julho

Espaço Cultural CentoeQuatro – Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro

12 de julho a 9 de agosto

Estações do Metrô de Belo Horizonte

A partir de 12 de julho