FORMAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Tem início nesta terça-feira, dia 4 de julho, o período de inscrições para as leituras de portfólio que serão realizadas durante o 1º FIF – Festival Internacional de Fotografia. Fotógrafos interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho
A partir desta terça-feira, dia 4 de junho, fotógrafos podem se inscrever para leituras de portfólio que fazem parte da programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho pelo site www.fif.art.br. Serão selecionados 24 fotógrafos para participarem das atividades e o resultado será divulgado até o dia 4 de julho.
Idealizado e coordenado por Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o 1º FIF-BH tem como tema geral “Espaços Compartilhados da Fotografia” e busca promover o diálogo entre a produção de diferentes lugares do mundo, bem como o encontro entre fotografia e outras linguagens artísticas. Por isso, além de uma grande exposição internacional, o FIF inclui em sua programação palestras, oficinas e leituras de portfólio.
Importante momento formativo, já tradicional em festivais de fotografia, as leituras de portfólio possibilitam que fotógrafos e profissionais renomados se conheçam e compartilhem experiências e referências. “É um momento de troca, orientação e consultoria, destinado aos fotógrafos que já têm um trabalho e querem colocar na roda sua produção e fazer contatos”, explica um dos idealizadores e coordenadores do FIF, Bruno Vilela.
Seis curadores irão auxiliar os fotógrafos no desenvolvimento de seus trabalhos, possibilitando o direcionamento das propostas e pesquisas apresentadas e contribuindo para uma maior profissionalização do participante. Entre os profissionais que participam das leituras estão o artista plástico e fotógrafo, mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA Alexandre Serqueira; a curadora Daniella Géo, brasileira radicada na Bélgica, PhD em Arte Contemporânea e Fotografia pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, na França; e a fotógrafa e pesquisadora intermídias Isabel Florêncio. Os encontros acontecerão entre os dias 16 e 17 de julho, no Museu Mineiro.
FIF-BH: Convocatória internacional
Em convocatória internacional encerrada no último dia 20 de maio, o FIF recebeu mais de 1.000 inscrições de trabalhos produzidos por artistas de 74 países. As obras foram analisadas pelos curadores Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patricia Azevedo, artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG; e pelos coordenadores do festival, Bruno Vilela e Guilherme Cunha.
Os trabalhos selecionados serão divulgados até o dia 8 de junho e integrarão a Grande Mostra Internacional do FIF-BH, que ocupará diferentes espaços culturais de Belo Horizonte entre os dias 27 de junho e 6 de agosto. Orientada pelo pensamento sobre os espaços compartilhados da fotografia, a mostra irá reunir trabalhos em diferentes formatos e plataformas produzidos por artistas de diferentes origens e olhares.
Esta edição do festival é patrocinada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
FIF – Festival Internacional de Fotografia [12 a 21 de julho]
Inscrição para leituras de portfólio: até o dia 30 de julho, através do site www.fif.art.br
As inscrições são gratuitas.
Resultado: até dia 4 de julho
Encontros: nos dias 16 e 17 de julho, no Museu Mineiro [Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários, Belo Horizonte/MG]